O que é um Blog

Os Blogs são sistemas de publicação na web. A palavra tem sua origem da abreviação de weblog: web (teia, designa o ambiente de páginas de hipertexto na Internet) e log (diário) – diário na Web.

A possibilidade da publicação não é a único aspecto diferente nos blogs. A denominação “diário virtual” é incompleta para abarcar todas as possibilidades e a diversidade de uso desse recurso.

Enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser utilizados  como:
*      Espaço de acesso/disponibilização de informações especializadas;
*      Espaço para a publicação e metacognição;
*      Ferramenta utilizada na organização de comunidades e grupos de ativistas de vários setores.
*      Portfólio digital;
*      Espaço de intercâmbio e colaboração;
*      Espaço de debate;
*      Espaço de integração.

A seguir temos um pequeno vídeo criado pela rede paulista de inovação iGovSP, que explica muito bem o que é um Blog.



Tarefa 1
Agora que entendemos um pouquinho o que é blog vamos ler o texto "Blogs na sala de aula" no link abaixo e depois deixar seu comentário nesse post sobre o assunto.

21 comentários:

Edu disse...

Muito interessante esse novo instrumento usado
para auxiliar na educação....Parabens

Silvia Gomes disse...

Os blogs são muito úteis a educação,uma nova ferramenta interativa que professores e alunos podem gerenciar em parceria. São inúmeras as possibilidades, mas é preciso que cada professor se aproprie desta ferramenta e faça uso dela no dia a dia.

Edna v. dos Santos disse...

É fato, o crescimento do uso do blog permite uma troca de experiências possibilitando a aproximação de professores e alunos de diversos lugares, mas muitos profissionais estão longe dessa realidade, alguns por não ter acesso a esses meios tecnológicos, outros por falta de tempo e experiência para utilizar essa ferramenta que promove a interação entre os profissionais e os alunos.

Anônimo disse...

Isso mesmo gente, cada vez mais professores conhecem e utilizam o blog nas suas práticas pedagógicas. Sabemos que o uso que fazemos das tecnologias ainda é um tanto tímido mas temos que começar de alguma forma não é mesmo.

Daniela F. Almenara

Professora Elaine Truazelli disse...

Uma das coisas que considero mais importantes no uso desse tipo de tecnologia é a aproximação com os alunos, tanto no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem como nas relaçoes pessoais estreitando os laços de amizade e camaradagem entre alunos e professores.

Anônimo disse...

acredito, que toda tecnologia, é importante para nos auxiliar no processo de ensino... várias práticas pedagógicas são realizado, mas, com certeza o uso dos blogs são importantíssimo para realização de um bom ensino aprendizagem.

meu blog é http://valdineia-val.blogspot.com/

SelmaEduca disse...

A cada dia que passa,que aprendo mais,percebo que sem sombra de dúvidas o caminho é esse.E é por isso que estou aqui buscando...Não quero ficar de fora.

Educação e eu! disse...

A meu ver os blogs podem se tornarem mais uma ferramenta importante na interatividade entre o professor e o aluno, sendo uma maneira mais interessante e viável para o aluno, já que o mesmo ultrapassa uma época de avanços tecnológicos, e a escola deve ver isto como um acréscimo e não como um problema. É também uma possibilidade a mais do professor mostrar o seu trabalho, além de provocar uma imensa troca de experiências e práticas entre os profissionais em educação.

Neide disse...

Concordo com as pontuações da educadora Sônia Bertocchi, pesquisadora do CENPEC ,onde ela menciona que “O trabalho pedagógico com a ferramenta privilegia interatividade, autoria, autonomia, registro e protagonismo”,pois esta coletividade de criação/interação nos aproximam para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.

Ioná disse...

Cresce a cada dia a utilização dos blogs nas mais diversas áreas, inclusive na educação. É a nova proposta imposta aos educadores na atualidade, pois muito se tem discutido sobre a importância e a validade das novas tecnologias de informação e comunicação, especialmente as que envolvem acesso à internet. A escola, principalmente as que possuem acesso à internet, não podem fazer de conta que os blogs não existem. Mas mais do incluir a utilização dos blogs na educação, é necessário refletir sobre as suas possibilidades pedagógicas.

LIE APF disse...

Com certeza professora Ioná, precisamos refletir sobre o uso não só dos blogs mas de muitas outras ferramentas que agora com a Web 2.0 proporcionam a possibilidade de autoria por parte dos alunos. Com essa oficina que realizamos e muitas outras que pretendemos realizar vamos refletindo, aprendendo e aplicando com nossos alunos.

Jurema disse...

Realmente estamos percebendo que o uso desta ferramenta está em alta. Até aqui no nosso convívio. Sentimos que o uso do blog contribui para o ensino aprendizagem, pois possibilita a criação coletiva, aproxima os alunos e os professores, promove o diálogo a colaboração(textos) e favorece o intercambio de pessoas e cidades. Resultado enriquecido.

a moreninha disse...

Penso que o blog é uma ferramenta que veio para trocarmos ideias no nosso fazer pedagógico, e nos tornar autonomos, divulgar nossos trabalhos , assim como nosso alunado.

Professoras disse...

O blog é um meio de deixar transparente para a comunidade escolar o nosso trabalho, além de proporcionar maior interação com os alunos.
Através do blog, nós educadores podemos direcionar o conteúdo na internet que seja significativo para a construção do conhecimento do nosso aluno.
Achei muito interessante essas iniciativas de premiações para os blogs, pois serve de incentivo e valoriza o trabalho dos educadores.

Juliana disse...

A utilização dos blogs na educação é um "achado" pois possibilita a professores e alunos um aprendizado pautado na colaboração e na curiosidade virtual. É muito importante a interação que pode e deve ocorrer entre escola e comunidade a partir do uso das TICs.

claudia disse...

O uso da tecnologia na educação é hoje uma necessidade, precisamos aprender a utilizar todas as ferramentas a nosso favor. O uso de blogs é enriquecedor tem múltiplas possibilidades, além de divulgar nosso trabalho e produzir conhecimento. Vamos entrar nessa aventura e ver o que acontece no mundo “blogado”!

Adriana Raimundo disse...

Já está mais que provado que o uso das TICs na educação vem de encontro às dificuldades enfrentadas por nós professores, no que diz respeito ao planejamento de aulas que atraem os educandos.
O uso do blog é mais uma ferramenta de trabalho onde já podemos sentir um maior interesse e participação dos alunos. O importante é estarmos sempre prontos para um nova aprendizagem na qual podemos expôr nosso trabalho de modo que os alunos se sentem atraídos e participantes no processo, numa interação constante .

Auseli disse...

Realmente o uso dos meios tecnológicos na educação auxilia muito, chama mais atenção dos alunos. É evidente que como algo "novo", inspira um certo receio, mas sempre se aprende algo quando se está aberto ao conhecimento. Espero, aproveitar mais e ensinar aprendendo.

Mara Rolin disse...

É importante perceber o potencial das ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, e mais importante ainda utilizá-las.O Blog é um considerável instrumento de apoio às disciplinas e conteúdos trabalhados, uma vez que aproxima professores, alunos e comunidade, possibilitando construir o conhecimento de maneira dinâmica e interativa.
Meu Blog: http://blogaprenderedivertido.blogspot.com

Maria Celina disse...

Celina disse:
Ao ler o texto “Blogs na sala de aula” é possível perceber a importância e as contribuições que um Blog pode trazer na prática na sala de aula, pois através do mesmo é possível que haja uma maior aproximação de alunos e professores assim como através das publicações referente ao trabalho pedagógico poderá haver uma troca de experiência através dos comentários disponibilizados. Porém é importante lembrar que o uso do Blog ainda não é utilizado com freqüência pela maioria dos educadores, pois alguns ainda têm dificuldade no uso dessa ferramenta que poderá contribuir e muito com o ensino e aprendizagem.

Unknown disse...

O blog é mais uma ferramenta que pode e deve ser usada a favor da educação,pois ele possibilita a interação e a comunicação,entre educadores e educandos,fazendo assim,uma aproximação direta e transparente.

Postar um comentário